fbpx

4 recursos para facilitar a gestão financeira de um negócio

É fato que a gestão financeira é um processo que envolve uma série de complexibilidades e tarefas. Afinal, trata-se de um âmbito que pode garantir melhorias e novos investimentos para os negócios. Por isso, deve ser muito bem avaliada e efetuada. 

Além disso, uma gestão financeira bem feita pode contribuir com a competitividade de mercado, aumentar a carteira de clientes e facilitar a visualização de pontos que exigem melhorias ou mudanças. E, hoje, é possível contar com inúmeros recursos para facilitar esse trabalho. 

Com o objetivo de melhorar a performance de processos, os softwares se tornam cada vez mais importantes para empreendimentos que visam crescer de forma sustentável e sair um passo à frente da concorrência. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 recursos que podem facilitar a gestão financeira de um negócio e viabilizar processos, tarefas e responsabilidades. Então, para que você consiga melhorar o capital da sua empresa, continue lendo!

1. Planilhas eletrônicas

Muito provavelmente você já deve ter visto ou mesmo utilizado uma planilha eletrônica. Elas são uma das ferramentas mais antigas de gestão financeira. Embora apresentem funcionalidades simples, continuam ganhando espaço na vida de muitos gestores.

Suponhamos que você trabalhe com polia de alumínio. Ao contar com planilhas eletrônicas, você pode criar diversos itens que facilitam – e muito! – o controle financeiro, tais como: 

  • Fórmulas;
  • Gráficos;
  • Filtros. 

No entanto, ainda que apresentem inúmeras facilidades, as planilhas eletrônicas têm pontos que não podem ser negligenciados, como a baixa segurança de acesso aos arquivos, limitação na comunicação e multiplicidade de versões. 

2. Gerenciador de notas fiscais eletrônicas

Para fazer uma gestão financeira assertiva, é fundamental garantir o controle das notas fiscais da companhia. Por isso, um gerenciador de notas fiscais eletrônicas é fundamental para manter a funcionalidade de processos. 

Entre as inúmeras ferramentas de gestão financeira presente no mercado, essa é a que mais pode contribuir com a rotina das companhias. O software permite a emissão e envio de várias notas para diferentes CNPJ cadastrados.

Suponhamos que você tenha uma empresa de montagem de tubulação. Ao contar com um gerenciador de notas, é possível facilitar a contagem de auditorias e contribuir com os processos de prestação de contas. 

3. Sistemas de pagamento

Outro recurso essencial para a gestão financeira é o sistema de pagamento. Antigamente, as companhias se perdiam em meio ao pagamento de fornecedores, clientes e até mesmo parceiros. Mas, com a tecnologia, isso mudou. 

Vamos imaginar que você trabalhe com caixa inox. Com o auxílio destes sistemas, é possível fazer transferências bancárias e receber pagamentos por meio de cartões de crédito e boleto. 

4. Sistemas de gestão integrada: ERP

Por fim, ERP é a sigla em inglês para  Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português). Vale mencionar que de todos os recursos citados anteriormente, esse é o mais completo. 

O ERP pode otimizar inúmeros processos de uma empresa, permitindo que o gestor tenha total controle dos números do estoque, emissão de notas e custos gerais. 

Gostou do nosso post sobre 4 recursos que podem facilitar a gestão financeira do seu negócio? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Comentários
Converse no WhatsApp