fbpx

Aprenda a converter leads em vendas para seu negócio

Nesse novo mundo digital, muitas empresas ainda têm dificuldades para converter leads em vendas. Esse processo todo é novo para muitas empresas, o que deixa os profissionais em dúvida.

Entretanto, existem diversas maneiras de atingir seus objetivos, e você precisa saber lidar com eles para conseguir um bom resultado para sua companhia.

Isso acaba ajudando muito a saber lidar com esse tipo de estrutura e como você pode trabalhar ativamente para atingir resultados mais satisfatórios em suas vendas.

O perfil do cliente mudou consideravelmente durante os últimos anos. Antes, o consumidor era um tipo reativo, que muitas vezes assistia a publicidades rasas e desinteressantes, até que se via interessado em algo e consumia.

Mas isso ficou para trás, e hoje o cliente é muito mais exigente.

A primeira reação quando ele possui uma necessidade ou problema é procurar mais informações a respeito do assunto, informando-se sobre suas possibilidades e como trabalhar efetivamente com estes elementos.

Por conta disso, muitos profissionais acabaram descobrindo uma nova forma de trabalhar o marketing e as vendas, gerando assim a necessidade de entender todo esse novo perfil e sua jornada de compra, seja para contratar um serviço de instalação de câmera de monitoramento ou para adquirir um produto para o cabelo.

Diante disso, criou-se a ideia do funil de vendas, uma métrica de acompanhamento que identifica o consumidor quando ele ainda é um visitante, descobrindo a companhia e o ponto em que a venda é efetivada.

O primeiro ponto que o visitante busca é informações. Quando você oferece material de qualidade, como um manual de instalação de sistema de segurança, para que ele possa aprender mais sobre sua necessidade, é comum que ele acabe se interessando pelo conteúdo que você está oferecendo em seu site.

Ele então buscará algo mais específico, oferecendo seus dados de contato em troca de alguma vantagem para aumentar seu conhecimento, como:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Conteúdos em vídeo;
  • Podcasts.

Independente do tipo de conteúdo que você oferece para ele, no momento em que recebe estes dados ele deixa de se tornar um visitante e se transforma em um lead.

Aqui, o relacionamento com uma empresa de brinde, por exemplo, está em um estágio inicial, mas já existe.

Muitas companhias, entretanto, não sabem o que fazer a partir desse ponto, em grande parte porque ainda existe muita novidade nesse tipo de mercado, que tem aumentado cada vez mais o espaço por conta de avanços tecnológicos, que permitem uma comunicação maior.

Por isso, é importante que você consiga sair na frente nesse aspecto, transformando assim sua empresa em uma liderança no mercado em que ela está inserida, e garantindo resultados muito mais satisfatórios para sua companhia.

Devo transformar meus leads em clientes?

Antes de chegar ao processo de transformação em si, é importante que você entenda porque é tão necessário saber trabalhar esse tipo de atividade em sua empresa de banner para eventos preço acessível, pois isso garante que seus leads serão bem utilizados.

O primeiro ponto que você precisa ter em mente é que os leads são muito mais do que uma métrica que serve para identificar que as pessoas estão interessadas no que você tem a dizer. Eles são uma parte fundamental do processo de vendas de sua empresa.

Um lead deve ser levado para as outras etapas do funil, tendo um impacto direto nas vendas de sua companhia e trazendo resultados reais para ela, não sendo uma métrica considerada de vaidade, como curtidas em uma rede social.

Quando uma empresa limita seus leads e contatos para propaganda, ela acaba perdendo grandes oportunidades de trabalhar e conseguir oportunidades muito melhores de negociação com estas pessoas.

Se uma pessoa preenche um formulário no site de sua empresa, sobretudo para conseguir mais informação sobre um assunto específico, isso é um grande indicativo de que ela tem uma necessidade que precisa ser resolvida.

Esse tipo de problema gera a busca por soluções, que muitas vezes sua empresa pode oferecer.

Esse encontro de ideias é fundamental para que você consiga converter seus leads e transformá-los em clientes que desejam comprar balões de aniversário ou outro produto que sua empresa possa oferecer.

O lead está nos primeiros passos desse tipo de necessidade. Por isso, é importante ter uma boa qualificação e segmentação de seus leads para trabalhar com mais efetividade em suas ações de venda.

Isso porque um consumidor que está tendo dificuldades que sua empresa pode resolver é uma grande oportunidade de se apresentar como a solução para o problema dele.

Por outro lado, uma pessoa que busca seu conteúdo apenas para fins acadêmicos ou de capacitação, não irá consumir com sua empresa. Isso não significa que ele não é importante para seu negócio, entretanto.

Uma pessoa que está constantemente se capacitando em itens que oferecem informações pode ser um potencial talento para seus colaboradores, então até isso pode ser utilizado de maneira efetiva quando você se preocupa com seus leads e entende sua importância.

Transformando seus leads em clientes

O maior objetivo desse tipo de métrica é conseguir uma identificação mais profunda de quem são seus potenciais clientes, e como sua negociação pode ajudar a alcançar os resultados que você está procurando.

Quanto mais você trabalhar com estes recursos, maior é a chance de atender suas demandas e aumentar suas vendas, compreendendo o potencial de seus leads na conversão.

Vale lembrar, entretanto, que cada empresa tem sua própria rotina, seja trabalhando com totens de autoatendimento ou através de ligações.

Por isso, o ideal é fazer com que estes conselhos se adaptem à realidade da sua empresa para você obter resultados mais satisfatórios para seus negócios.

Quanto mais você trabalhar esse tipo de ação, melhor estruturada sua empresa estará para receber novos leads e conseguir trabalhar efetivamente com eles, conquistando um espaço mais adequado no mercado.

Qualificando seus leads

O primeiro passo que você precisa fazer quando pretende trabalhar com seus leads é saber como qualificá-los. Dessa forma, você consegue entender melhor o que está buscando e como fazer suas ações funcionarem de maneira efetiva.

Para isso, existe uma métrica conhecida como MQL, ou Marketing Qualified Lead (Lead Qualificado por Marketing). Isso significa que o lead está pronto para começar a receber ações diretas de publicidade, mas ainda não está pronto para as vendas.

É importante saber em que ponto o lead se encontra para que você possa entender sua necessidade inicial. 

Agir antes da hora pode acabar afastando o consumidor de sua empresa de gestão ambiental, enquanto a ação tardia pode perder o momento certo de vender.

Compreender estes detalhes é parte importante da qualificação de leads, garantindo assim que você conseguirá utilizar essa métrica com muito mais estrutura para transformar esses leads em vendas, efetivamente gerando lucro para a companhia.

Mesmo o MQL pode ser trabalhado corretamente para se tornar um SQL (Sales Qualified Lead, ou Lead Qualificado para Vendas), garantindo assim que você terá um interesse maior em algum produto ou serviço específico que sua empresa pode oferecer.

Quando você compreender melhor quais são os estágios em que seus leads estão, pode trabalhar mais efetivamente para efetivar suas conversões.

Trabalhando com Automação

Quando falamos em leads, estamos lidando com uma pessoa singular. Embora seja mais fácil trabalhar dessa maneira, nenhuma empresa se sustenta atendendo um cliente por vez. Por isso, é importante que você consiga crescer sua base de leads.

Entretanto, quanto mais sua base aumenta, mais difícil é lidar com isso de forma manual, e muitas vezes se torna um processo completamente impraticável. Para lidar com isso, algumas tecnologias foram elaboradas para o trabalho com leads.

A automação através de softwares de consulta e análise são fundamentais para você trabalhar em larga escala com seus leads, conquistando uma estrutura mais qualificada e efetiva para conversões em vendas de um curso técnico à distância, por exemplo.

Com estas ferramentas utilizando inteligências artificiais, a própria máquina identifica o momento certo de entrar em contato com os consumidores, deixando para a ação humana somente aqueles que estão a um passo de fechar uma compra.

Acompanhe o processo

Se você não tiver atenção na movimentação que seus leads fazem no funil, nenhuma estratégia conseguirá seguir em frente. Por isso, é importante contar com uma boa nutrição de dados e uma análise frequente de resultados.

Novamente, aqui a tecnologia pode ser uma grande aliada, gerando relatórios de desempenho que ajudem a compreender a situação de seus leads e como transformá-los em vendas.

Considerações finais

Converter leads em vendas é um processo que deve ser feito com muito cuidado para maximizar os efeitos de sua empresa. Os leads são figuras valiosas dentro de seu processo, e devem ser tratados de acordo.

Por isso, é muito importante que você consiga dar a atenção necessária para estes leads e mova esforços para que eles passem por cada etapa do funil de vendas, chegando ao ponto da conversão e satisfação.

Dessa maneira, você terá um posicionamento muito melhor no mercado em que atua, tornando-se uma liderança em seu setor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Converse no WhatsApp