fbpx

Como fazer a melhor gestão do seu tempo

Fazer uma boa gestão de tempo é um requisito mínimo para quem busca organizar a rotina de maneira eficiente e evitar atrasos em relação a compromissos e prazos. Então, se você é uma pessoa que acredita que 24 horas é pouco para o que precisa realizar, precisa adaptar melhor o seu tempo. 

É fato que uma pessoa pode ter (e geralmente tem) uma série de tarefas para concluir diariamente. No entanto, isso não pode interferir no seu desempenho ou mesmo afetar os únicos momentos que você tem para se divertir. 

Dessa forma, é importante mencionar que a gestão de tempo consiste na adoção de um conjunto de processos e ferramentas que auxiliam o cumprimento de atividades e projetos, dentro dos prazos estabelecidos e resultados já fixados. 

Como fazer a melhor gestão do seu tempo

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa fazer a melhor gestão do tempo e organizar a sua rotina conforme os prazos estabelecidos. Continue lendo e confira!

1. Faça um bom planejamento

Sem sombras de dúvidas, uma gestão de tempo só pode ser assertiva por meio de um bom planejamento. Sem ele, você corre o risco de assumir mais tarefas do que, realmente, consegue realizar. 

Por outro lado, com a construção de um bom planejamento, tem mais chances de aumentar a sua produtividade e alcançar resultados excelentes. Por isso, liste todas as atividades que devem ser cumpridas. Isso pode ser feito por meio de um papel ou planilha. 

Suponhamos que você precise entregar uma atividade voltada a pistola pulverizadora de pintura. Para isso, coloque todos os seus afazeres de uma forma que fique fácil e simples de classificar. 

2. Defina metas

Outro ponto importante para fazer a melhor gestão de tempo é a definição de metas e objetivos. Elas vão contribuir com o foco e, quando atingidas, promovem a satisfação de bem-estar. 

Contudo, lembre-se que as metas precisam ser flexíveis, ou seja, nada de estimular coisas impossíveis de serem alcançadas. Você pode buscar por ferramentas e estratégias para te auxiliar nesse processo, como o conceito SMART. 

Vamos imaginar que você trabalhe com polia de alumínio. Assim, você pode definir metas inteligentes e que realmente possam ser alcançadas. 

3. Estabeleça prazos 

Muito provavelmente os prazos são os grandes vilões da gestão de tempo. Embora seja algo difícil de lidar, é impossível falar sobre rotina e não mencioná-los. O ideal aqui é nunca subestimar a duração de uma tarefa. 

Uma ótima alternativa é cronometrar as atividades diárias para ter uma noção de quanto tempo levará para executar as seguintes. Dessa forma, é possível estabelecer uma boa organização e se programar. 

Suponhamos que você tenha uma empresa de montagem de tubulação. Com a inserção de prazos, você poderá contar com uma margem de segurança para realizar suas atividades e cumprir com prazos. 

4. Agendamentos 

Por fim, vale mencionar que anotar seus compromissos e tarefas é fundamental para otimizar tempo e manter o controle de prazos. Para isso, você pode utilizar uma planilha ou mesmo o Google Agenda. 

Gostou do nosso post sobre como fazer a melhor gestão de tempo? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Comentários
Converse no WhatsApp