fbpx

Como ter um setor de marketing eficiente

Engana-se o empreendedor que não percebe o quão fundamental é um departamento de marketing para sua empresa. Inclusive, ter um setor de marketing eficiente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso comercial de qualquer companhia. Esse setor pode ser um time próprio da empresa ou uma equipe terceirizada contratada, como uma agência. Veja o que é necessário para montar um setor de marketing dentro da sua empresa.

Hoje, muitas pessoas que estão no mercado de trabalho entendem o que é o marketing. Esse tipo de atividade é um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já fazem negócios com a empresa de automação.

Por conta disso, esse tipo de estratégia é fundamental para você conseguir trabalhar com mais efetividade e conseguir ter um processo mais completo dentro de sua empresa, conseguindo resultados muito mais expressivos.

Para fidelizar esse tipo de atividade, é importante que você trabalhe com uma equipe qualificada, em um departamento de marketing forte e expressivo. Isso ajuda a ampliar seu potencial de comunicação e trabalhar de forma muito mais eficiente no mercado.

Os profissionais de marketing são versados em uma série de habilidades e características, em grande parte por conta do mercado que segue em movimentação. O público está mudando, e o departamento de marketing acompanha isso, por exemplo, em uma empresa de segurança eletrônica.

Uma das mais recentes mudanças no cenário foi a implementação do marketing digital, um conjunto de características que ganhou muito mais força com o processo de transformação digital no qual a sociedade como um todo tem passado.

Esses novos processos se adequam ao conceito de tecnologia dentro do potencial de exploração de suas estratégias, aproveitando novos recursos e estratégias para que o departamento de marketing consiga obter resultados mais expressivos.

Funções dentro de um departamento de marketing

Muitos empreendedores conseguem compreender a importância de uma estratégia de marketing, mas não estão confiantes com relação a montar uma equipe para isso, ou seja, acabam colocando toda a responsabilidade nas mãos de apenas um indivíduo.

Entretanto, uma equipe de marketing precisa fazer uma série de detalhes importantes para que o trabalho consiga ser realizado de maneira mais efetiva, viabilizando as ações e conquistando resultados cada vez mais expressivos.

O primeiro passo que uma equipe de marketing deve ter em mente é como mapear a estrutura das ações, principalmente para compreender a melhor maneira de explorar todo o potencial da marca que faz, por exemplo, pintura industrial.

Compreender seu público é uma parte fundamental do trabalho do departamento de marketing. O público-alvo é um grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, cuja propensão de consumir em sua empresa é muito maior.

Para determinar seu público-alvo, a equipe de marketing deve fazer uma varredura em suas negociações para identificar padrões de consumo e outros pontos em comum entre os clientes.

Além disso, realizar pesquisas de qualidade e entender o perfil de consumidor que procura a empresa de eventos corporativos, por exemplo, é muito importante para você conseguir trabalhar de maneira mais efetiva.

Entretanto, é preciso ter em mente que este ainda é um método muito genérico de segmentação. Para conseguir ações mais expressivas, é importante ter em mente que você precisa trabalhar com as personas.

A persona é uma figura fictícia, criada por sua equipe com base em dados coletados para conseguir aprimorar melhor suas capacidades de vendas. A persona é uma figura muito mais detalhada que suas outras ações.

Para conseguir ter efetividade em suas pesquisas e perguntas, é importante ter em mente que você precisa determinar informações básicas como nome, endereço e profissão. Além disso, é importante pensar em formas de trabalhar com qualidade.

O perfil psicológico é um dos principais pontos para trabalhar com esse tipo de ação, seja na sua empresa de luvas de segurança ou de qualquer outro ramo de atuação.

Quando você utiliza esse tipo de ferramenta, consegue conquistar resultados muito mais expressivos para trabalhar com mais qualidade.

O departamento de marketing também é responsável por avaliar o funil de vendas, que é uma forma de trabalhar e definir cada etapa da jornada de compra de seus consumidores, desde o primeiro contato do consumidor até efetivamente o fechamento do contrato.

O cliente atual é muito mais proativo, interessado em conhecer mais sobre o que ele está prestes a consumir.

Por conta disso, é importante que você consiga guiá-lo durante toda a jornada, sabendo os momentos certos de interagir e se comunicar abertamente com esse tipo de estratégia, gerando um engajamento maior para sua empresa.

Quem são os profissionais do departamento de marketing?

Agora que você é capaz de compreender um pouco melhor as principais funções do departamento, é hora de identificar quem são os responsáveis por esse tipo de trabalho sair com qualidade.

É importante ter em mente que todos estes papéis são muito importantes para o trabalho de marketing em sua empresa, e muitas vezes o ideal é saber como lidar com esse tipo de ação com uma equipe completa e de qualidade, com profissionais especializados.

Dessa maneira, você tem uma estrutura muito melhor para lidar a longo prazo, possibilitando ações inovadoras e interessantes para se destacar em um mercado que a cada dia se torna mais competitivo, por exemplo, para uma empresa de manutenção elétrica industrial.

Diretor de marketing

Este é o cargo mais alto dentro de um departamento de marketing. O diretor é o responsável direto por todo o planejamento da empresa, garantindo que ela chegará a um patamar de sucesso mais adequado ao mercado.

Esse profissional é responsável pelas principais tomadas de decisão no setor, o que significa que ele precisa ter um perfil analítico, pronto para trabalhar tanto com o público interno quanto externo, possibilitando novas ações e estratégias.

Trata-se de um cargo de muita confiança, que precisa ser ocupado por um profissional qualificado e que será uma figura importante acerca dos resultados da empresa de cesta básica de natal, por exemplo, como um todo.

Gerência

A figura da gerência é muito importante para manter o trabalho em um bom fluxo, principalmente com relação a pesquisas de mercado e identificar o posicionamento da marca. É função do gerente identificar seu público-alvo e entendê-lo profundamente.

O gestor de marketing estará sempre alinhado com outros gestores, como:

  • Produtos;
  • Operacional;
  • Vendas;
  • Atendimento.

Todos estes gestores formam as bases do que será utilizado a longo prazo pela empresa para desenvolver melhor o trabalho e como você consegue estruturar todos estes elementos.

É importante destacar que ao gerente de marketing também fica a responsabilidade de elaborar o plano de ações e soluções, bem como se comunicar diretamente com os clientes para auxiliar o trabalho do gerente de atendimento.

Analistas de marketing

O analista de marketing é uma figura mais operacional, responsável por lidar com todas as questões administrativas da área, como a montagem e realização de eventos da empresa, a distribuição de material de promoção, entre outras ações.

Normalmente, o analista possui um assistente de marketing, cujo objetivo principal está próximo de conseguir conquistar resultados mais efetivos para suas ações com empresas de transporte de carga ou de outros ramos.

Outras vagas

O mercado é altamente modular, e isso significa que novas possibilidades e alternativas surgem a cada momento. Por conta disso, muitas empresas deixam em aberto algumas vagas dentro do departamento de marketing, para o caso de alguma mudança exigir.

Uma das figuras que tem se destacado nessa questão é o coordenador de Marketing Digital, função que surgiu com o potencial desse novo mercado, que está cada vez mais fazendo parte das atividades da maioria das pessoas.

Encontrando bons profissionais

Pode parecer um trabalho difícil à primeira vista, mas a capacitação é uma das principais buscas no mercado de trabalho por profissionais de marketing.

Esse tipo de trabalho é muito importante e saber lidar com ele de forma adequada garante muito das vagas disponíveis no mercado. Quanto mais você souber trabalhar, mais chance de crescimento terá em sua empresa.

Entretanto, é preciso ter em mente que o mercado hoje não se sustenta puramente na parte acadêmica. É preciso procurar profissionais que sejam qualificados de diversas formas para ter uma equipe qualificada.

As soft skills, habilidades de empatia e inteligência emocional têm sido uma procura muito grande na maioria das empresas, possibilitando que profissionais com estas ações sejam muito requisitados.

Um profissional de marketing que trabalhe bem com as soft skills tem um forte potencial de crescimento, podendo até mesmo atingir o cargo de diretoria.

Considerações finais

Uma das mais importantes áreas da atualidade, o departamento de marketing é um processo muito importante para você conseguir trabalhar com qualidade e ter um acesso muito maior para sua empresa.

Quanto mais você lida com esse tipo de situação, melhor estruturada sua companhia estará para lidar com um mercado cada vez mais competitivo, onde as estratégias de marketing são verdadeiros diferenciais de sucesso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Converse no WhatsApp