fbpx

Entenda a importância de um e-commerce

Com o avanço da tecnologia e a inclusão da internet no cotidiano social, diversas relações foram sendo modificadas, entre elas as atividades econômicas. Assim, o crescimento do e-commerce é uma consequência direta disso.

A proximidade do público com a internet faz com que o consumidor esteja cada vez mais confortável com as compras onlines, que antes apresentavam uma certa desconfiança por parte dos clientes, principalmente em termos de segurança.

O desenvolvimento digital fez com que o público se conectasse de forma ampla ao universo online, principalmente com o barateamento desses aparelhos. Hoje é possível acessar a internet pelo celular, pelo relógio, ou qualquer que seja o instrumento inteligente.

Com isso veio a profissionalização de muitos setores, que encontram no meio digital ferramentas mais práticas para otimizarem os seus serviços, por meio de lojas virtuais ou a implementação de programas, como um sistema para controle de delivery.

E se o mercado online vem crescendo, muito disso acontece graças às oportunidades únicas de negócio que ele vem apresentando.

Como funciona o mercado digital?

Os empreendedores estão passando por um processo de adaptação, desenvolvendo melhores práticas aos seus serviços, como na inclusão de uma loja online como uma nova possibilidade de venda dos seus produtos.

Até as redes sociais passam a se apresentar como alternativas de negócio digital, por meio de transações e atendimentos feitos a partir desses canais.

Diante todas essas mudanças, os novos empreendedores já começaram os seus negócios com um conjunto de ferramentas e probabilidades que os gestores do passado só passaram a ter contato recentemente.

Abrir um negócio digital surge como uma tentadora possibilidade, e de fato os ganhos em cima de uma loja virtual são enormes, só é preciso antes saber como funciona esse mercado online, para saber como aproveitar corretamente as ferramentas que ele oferece.

Quais são os benefícios do e-commerce?

O e-commerce trouxe diversas oportunidades para as empresas, seja ela atuando unicamente no espaço virtual, ou trazendo uma alternativa de vendas aos seus estabelecimentos físicos.

Como uma já renomada empresa que instala tela de proteção, que conquistou uma rede de clientes fiéis com base no prestígio e na qualidade dos seus serviços realizado por um longo período, sendo um negócio de raízes familiares.

A nova geração a assumir os negócios da família busca modernizar a empresa, para que seja possível expandir a área de atuação, sem deixar de lado os conceitos históricos estabelecidos desde a abertura deste empreendimento. 

A área de marketing é responsável por trabalhar com esses conceitos de comunicação, ao mesmo tempo que o setor de vendas identificou a necessidade de se chegar de maneiras mais práticas ao contato dos seus clientes.

As redes sociais trazem um avanço nesse sentido, mas os clientes buscam algo além, como a possibilidade de fechar um negócio com a loja direto pela internet, acessando o computador ou o celular, sem que seja necessário se dirigir até um estabelecimento.

Tanto para esse negócio de telas de proteção, como para empreendimentos de diversas áreas, o e-commerce pode apresentar um conjunto de possibilidades e vantagens, tais como:

  • Automatizar o processo de vendas;
  • Lojas funcionando 24 horas;
  • Atendimento a clientes de diferentes localidades;
  • Redução de custos;
  • Relatórios de conversão otimizados.

Com esse conjunto de vantagens, tanto um grande conglomerado industrial, como uma empresa de gestão ambiental, como uma pequena confeitaria recém-inaugurada, terão acesso a um processo otimizado dos serviços.

E tudo começa com o aprimoramento da sua metodologia interna.

Automatizar o processo de vendas

Os consumidores buscam pelo comércio digital por causa da facilidade que ele apresenta, como a praticidade que essas lojas revelam para o processo de compra, sendo possível comprar um vestido novo, enquanto segue sentado no sofá.

E para o comércio, é justamente essa automatização das suas atividades que tornam o sistema digital algo tão proveitoso para as lojas, podendo otimizar inclusive os seus processos internos.

Ao trabalhar com um software de sistema industrial, uma empresa do setor fabril passa a ter um melhor acesso às informações dos seus clientes e possíveis consumidores, baseado nas visitas realizadas ao seu site ou aos seus perfis em redes sociais.

Com isso, torna-se possível apresentar anúncios especializados, além de outras estratégias que levem esse visitante ao fechamento de uma compra, que acontece na própria plataforma, sem a necessidade de um atendente ou funcionário especializado.

Por meio desse sistema automático, as ações de compra podem ser disponibilizadas em qualquer horário do dia, sem a necessidade de encerrar as suas atividades diárias, junto do fim do expediente das suas lojas físicas.

Lojas funcionando 24 horas

A sociedade está cada vez mais dinâmica, com diferentes públicos trabalhando e convivendo em variados horários do dia, ainda mais quando se pensa nas grandes metrópoles, onde sempre existe um público de pé, até pela quantidade de pessoas.

Com essa variedade de rotinas, o mercado também precisa se adaptar aos hábitos de convívio do seu público, com destaque para os restaurantes e estabelecimentos alimentícios, que por meio do serviço de entregas permanecem em plena atividade.

Dentro dessa realidade, um indivíduo que trabalha no período da tarde pode usar o horário da noite como o seu tempo diário de lazer, sendo o momento, por exemplo, ao qual ele busca comprar uma peça de estampa em camisa de algodão, para dar de presente.

Esse consumidor não tem horário disponível na semana para se dirigir até um shopping ou loja de roupas no horário comercial, tendo que esperar até o final de semana para concluir a compra. Essa demora pode fazer com que ele opte por comprar outro presente.

As lojas virtuais agem nesse sentido, trazendo um ambiente de compras que funciona ininterruptamente, graças ao processo automatizado do seu sistema de vendas, no qual a programação é responsável por acompanhar o consumidor.

Atendimento a clientes de diferentes localidades

Além de funcionar 24 horas por dia, o comércio digital também conta com a descentralização das suas atividades, ou seja, consegue oferecer seus produtos para diferentes cantos do país, até mesmo fora dele em alguns casos.

Os serviços de entrega se popularizaram junto das lojas virtuais, permitindo que alguém compre por uma camisa ou um aparelho eletrônico e receba essas mercadorias em casa, sem a necessidade de se dirigir à loja presencial.

Com o período de pandemia essas atividades cresceram exponencialmente, com o público consumidor tendo se acostumado a negociar com esse tipo de serviço, deixando de lado a sua desconfiança com o meio digital.

É o que permite que uma loja de brindes corporativos personalizados, com sede em São Paulo, consiga oferecer seus serviços para clientes no Rio de Janeiro, no nordeste do país, ou até mesmo na Argentina, caso o mercado internacional faça parte dos seus planos.

Redução de custos

Para uma loja física negociar com um público tão amplo, seria necessário abrir diferentes filiais ao redor do país, implicando em um alto custo de investimento, para abrir esses estabelecimentos e os manter em funcionamento.

O mercado digital permite uma otimização dessas atividades internas, o que leva a melhores resultados alcançados de maneiras mais práticas e de menos despesas, o que impacta diretamente nos custos da empresa.

Uma loja que vende balões para decoração de eventos, por exemplo, precisa cuidar dos estoques das lojas, custos com prateleiras e decoração, além de todos os gastos necessários para manter uma loja em funcionamento.

E esses custos são multiplicados para cada filial da companhia, enquanto no mercado digital todos os seus custos atuam de forma centralizada, como na estabilização do seu site no ar e o pagamentos aos serviços de entrega, ou aluguel de depósitos para o estoque.

O uso de um sistema de vendas também substitui a necessidade de um grande contingente de funcionários, reduzindo assim o valor de despesas da companhia.

Relatórios de conversão otimizados

Ao concentrar as atividades do seu negócio, torna-se mais fácil analisar os seus resultados, com o mercado digital trazendo também ferramentas próprias para se analisar a atuação da sua empresa no ambiente digital.

Uma companhia de serviços de limpeza para empresas pode ter acesso ao número de visitantes no seu site, e quantos deles se revertem em consumidores. Uma relação importante para se definir as ações futuras da empresa.

O setor de marketing também pode utilizar essas informações para criar ações específicas, como mensagens personalizadas que atuem na conversão desses visitantes, assim como na fidelização dos clientes já alcançados.

Considerações finais

No geral, o e-commerce vem modificando as relações de consumo e de trabalho, de maneira em que até mesmo as lojas físicas estão incorporando esse sistema como uma loja auxiliar aos seus serviços já estabelecidos.

O reconhecimento do público e o aumento dos lucros são os resultados mais imediatos do comércio digital que, a longo prazo, pode modificar todo o seu sistema de negócios, com maiores oportunidades para o progresso do seu empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.