fbpx

Planejamento de Marketing Digital: como fazer?

Um erro muito comum na hora de iniciar ou retomar um trabalho de marketing digital é não ter um planejamento. Nesse post, vamos te falar o que deve conter em um planejamento de marketing digital a sua importância para o sucesso do trabalho. Iniciar um trabalho de mídias sociais, no site institucional, no e-commerce ou qualquer outro canal sem um planejamento é como ir à caça de um tesouro sem ter um mapa.

Qualquer negócio que se propõe a trabalhar com marketing digital, independente do porte, deve ter um planejamento. Nas empresas com equipes internas de marketing, a própria equipe constrói esse planejamento, alinhado com a visão da empresa e seus objetivos. Mas, nas empresas de pequeno porte, que trabalham com agências, elas devem construir esse planejamento, alinhado com a visão de negócio e propósitos da marca.

Precisa de ajuda para construir um planejamento de marketing digital para seu negócio? Entre agora para nosso programa de consultoria.

Para que serve o planejamento de marketing digital

  1. Poupar recursos – Antes de tudo, o planejamento é um grande poupador de recursos. Com um planejamento em mãos, a equipe sabe exatamente o que deve ser feito em cada etapa do processo. O planejamento é o mapa e a bússola do social media, do webdesginer (UI e UX designer), do gerente do e-commerce, do analista de marketing e do proprietário do negócio.
  2. Orientar o trabalho – O planejamento serve para orientar o dia a dia do trabalho de marketing. Saber onde desejamos chegar com o trabalho de marketing digital, torna o dia a dia do trabalho mais prático, leve e direcionado. Ter um propósito naquilo em que se está envolvido permite ser objetivo no trabalho.
  3. Analisar os resultados – Objetivos e metas são definidos no planejamento de marketing e dessa forma é muito mais fácil saber quais desses objetivos e metas foram alcançados e quais precisam ser ajustados.

Agora que já sabemos para que serve o planejamento, vamos às etapas desse planejamento.

As etapas do planejamento de marketing digital

Vamos dividir o planejamento por fases. Na prática ele é um único documento, mas no seu preparo, fazemos por etapas que envolvem pesquisa e análise.

  • Fase 1 – O planejamento de Marketing Digital deve iniciar ambientando o negócio, documentando quem é a empresa, o cenário atual, sua história, missão, visão e valores. Isso é realmente necessário? Sim! Por mais que o dono da empresa conheça seu negócio e saiba todas essas informações, a equipe de marketing deve ter isso por escrito, para consultas, análises diárias e para que o planejamento siga uma linha intencional de ações.
  • Fase 2 – A segunda parte é definição de público alvo e persona. Temos um conteúdo sobre público alvo e persona nesse artigo. De forma resumida, persona é o cliente ideal definido a partir da pesquisa de público alvo. Ainda na segunda fase, com base em quem é a persona, devemos definir o tom de voz que a empresa irá adotar, o estilo gráfico e fontes que devem ser usadas.
  • Fase 3 – Na terceira fase, deve ser feita uma análise de concorrência e perfis de referência. É importante analisar o engajamento desses perfis, número de seguidores e tipo conteúdo que é publicado.
  • Fase 4 – Já na quarta fase, devemos analisar o perfil da empresa e definir objetivos e metas. Defina objetivos possíveis e viáveis, uma dica é seguir a técnica SMART. Coloque metas temporais e numéricas, que sejam possíveis de ser alcançadas e que desafiem o time a crescer.
  • Fase 5 – Por fim, defina os canais (onde serão feitas as publicações), calendário (datas de publicações) e o cronograma geral de análise e reavaliação do planejamento.

É importante saber que o planejamento não é definitivo. Uma vez feito e aplicado, ele deve ser reavaliado periodicamente, analisando o que deu certo, o que deve ser mantido ou corrigido e traçando novos objetivos.

Comentários
WhatsApp Vamos falar pelo WhatsApp?