Facebok caiu? Veja como criar listas de emails

No dia 03 de julho de 2019, a internet quebrou (quase que literalmente) quando Instagram, Facebook e WhatsApp sofreram instabilidade e ficaram quase o dia todo sem funcionar. Isso nos leva a uma pergunta que sempre fazemos: “e se o Facebook acabar”? A maioria das empresas não está preparada pra isso e depende somente dos seguidores que tem nas redes sociais para se comunicar. Porém, se um dia o gigante das mídias sociais quebrar a sua empresa perde os canais de comunicação com seu público.

A principal forma de driblar uma queda como essa, e que tem se tornado bem constante, é ter a sua própria audiência. Como fazer isso? Para que você não dependa do Facebook para enviar suas mensagens, existem duas formas muito eficientes: telefone e e-mail. Não é tão fácil como criar uma página no Facebook ou no Instagram, mas é simples e prático. Além disso, você terá dados dos seus clientes para se comunicar com ele independente do canal.

Como criar listas de emails

Primeiro passo é definir o seu objetivo em gerar essa lista. Gerar lista de leads leva um tempo e é um investimento de longo prazo. Criar listas de emails requer investimento e planejamento. Para criar as listas, existem diversas ferramentas gratuitas.

Nós usamos e sugerimos o E-Goi. Além da captação, a ferramenta ajuda a criar landing pages, formulário e você não precisa ter um domínio registrado. Com ela, você pode criar automações, fazer disparos, emitir relatórios de entregas. É uma ferramenta bem completa e que te ajuda de forma intuitiva nesse processo.

Crie sua conta gratuita no E-Goi e teste a ferramenta

Uma forma eficiente é oferecer algo. Ofereça um desconto para quem se cadastrar, um brinde ou um conteúdo de valor. Por exemplo, você pode oferecer um cupom de 10% no seu e-commerce, ou enviar um ebook com dicas para quem irá viajar de avião, para sua agência de turismo. Percebe como é fácil?

Depois que você já sabe o que vai oferecer, estude os dados que deseja coletar. Não faça formulários muito extensos, para que as pessoas não desistam no meio do preenchimento. Colete os dados que achar realmente necessários para que você mantenha contato. Uma dica é: não tente coletar todos os dados de uma só vez. Você pode coletar os dados de forma gradativa e solicitar mais dados à medida que seu lead interage com seus conteúdos.

Não seja chato

Evite enviar muitas mensagens para seu contato, isso pode levá-lo a bloquear seu e-mail. Faça e-mails com planejamento e com conteúdo. Não envie e-mails desnecessários para não desacreditar a sua lista.

Depois que você constrói sua autoridade no seu canal, seus envios passam a ter mais valor. Dessa forma, você consegue melhores resultados com seus envios futuros, uma vez que seu público já interagiu e acredita nos e-mails que você envia.

Comentários